Termos e Condições

Bem vindo(a) aos Termos de Uso do Coletivo Social!

Essa página explica as regras básicas para usar a plataforma. Antes de se cadastrar no Catarse, seja para publicar ou apoiar um Projeto ou mesmo para navegar livremente, é importante que você leia atentamente esse conteúdo. Ele ajudará a alinhar expectativas e lhe passar as regras básicas para uma interação segura e tranquila dentro da plataforma. Para facilitar a leitura e compreensão destes Termos, seguiremos indicando um pequeno resumo de cada item. Eles te acompanharão durante a leitura, mas é importante lembrar que eles não possuem valor jurídico.

Esse é o Termo de Uso do Catarse que estabelece as instruções de uso da nossa plataforma online (“Termo”), os quais estão adequados às exigências contidas na Lei n. 10.406/2002 (“Código Civil Brasileiro”), na Lei n. 12.965/2014 (“Marco Civil da Internet”) e em demais legislações pertinentes.

Ao acessar o www.catarse.me (“Site”) você está concordando com os termos e condições deste Termo e com a nossa Política de Privacidade, por isso, pedimos que leia com atenção antes de prosseguir com o seu cadastro no Site.

Para fins deste documento serão utilizados os termos abaixo indicados, com o seu respectivo significado:

Apoiador – Usuário do Catarse interessado em contribuir financeiramente com os Projetos de um ou mais Realizadores, podendo receber Recompensas, de acordo com as regras estabelecidas em cada Projeto; Assinante – Apoiador que financia de forma mensal e recorrente Projetos que estão inseridos na modalidade do Catarse Assinaturas;

Campanha – Prazo determinado em que o Projeto fica disponível para o recebimento de apoios dentro da plataforma;

Catarse Assinaturas – Modalidade com objetivo de arrecadar mensalmente valores definidos para a realização de Projetos;

Catarse Flex – Modalidade com objetivo de arrecadar, dentro de um prazo pré-definido ou não, valor para a realização de Projeto específico, com a possibilidade de levantar a quantia arrecadada, mesmo que não tenha sido alcançado o valor total desejado;

Catarse Tudo ou Nada – Modalidade com o objetivo de arrecadar, dentro de um prazo pré-definido, determinado valor para a realização de Projeto específico, sem a possibilidade de levantar a quantia arrecadada caso não tenha  essa atingido o valor definido;

Conta – Local dentro do Site onde ficam armazenadas as informações do Usuário e através do qual ele terá acesso ao Site.

Diretrizes – São as orientações e regras que devem ser seguidas pelos Realizadores ao decidirem publicar qualquer Projeto no Catarse, sendo certo que qualquer Projeto que estiver em desacordo com tais Diretrizes poderá ser removido da plataforma pelo Catarse. As Diretrizes são definidas neste link.

Projeto –  Projeto criado na plataforma do Catarse pelo Realizador, com o objetivo de alcançar determinado valor para a realização de objeto específico e com a possibilidade de ter ou não Recompensas vinculadas.

Meta – Montante definido pelo Realizador do Catarse Flex ou Catarse Tudo ou Nada como objetivo de arrecadação do Projeto.

Meta Mensal – Montante definido pelo Realizador do Catarse Assinaturas como objetivo de arrecadação mensal no Projeto

Realizador – Usuário do Catarse interessado em criar um ou mais Projetos na plataforma para que sejam financiados pelos Apoiadores, podendo oferecer ou não Recompensas, de acordo com as regras que criar para o Projeto.

Recompensas – Incentivos definidos pelo Realizador dentro do Projeto que poderão ser oferecidos quando da contribuição do Apoiador, podendo este optar ou não por recebê-la.

Saldo – Mecanismo inserido na Conta do Usuário, onde serão feitas as transações de créditos e débitos dos valores em transição no Catarse, de acordo com a natureza de cada evento.

Site – Nome de domínio do Catarse (“www.catarse.me”) no qual os Usuários farão uso da plataforma.

Taxa do Catarse –  Taxa de 13% sobre o valor arrecadado pelo Projeto cobrada pelo Catarse pela prestação dos serviços ao Realizador, já incluídas as tarifas cobradas pelos meios de pagamento.

Usuário – Toda e qualquer pessoa física ou jurídica que navegue ou faça uso do Site do Catarse, incluindo o Realizador e Apoiador.

1. CRIAÇÃO DE CONTA NO SITE

Ao aceitar os dispositivos deste Termo, você declara expressamente que tem, no mínimo 18 (dezoito) anos de idade, ou 16 (dezesseis) anos de idade, desde que seja emancipado, ou que está sob supervisão e autorização do adulto responsável para prosseguir na navegação do Site. Você é totalmente responsável pela veracidade das informações fornecidas, pelas atividades da sua Conta e por garantir a segurança da sua senha de acesso. Você poderá inativar a sua Conta, mas é importante lembrar que as suas informações ainda poderão estar disponíveis para o Catarse, Apoiadores de seu Projeto e Realizadores de Projetos que você apoiou.

Ao aceitar os dispositivos deste Termo, você declara expressamente que tem, no mínimo 18 (dezoito) anos de idade, ou 16 (dezesseis) anos de idade, desde que seja emancipado, ou que está sob supervisão e autorização do adulto responsável para prosseguir na navegação do Site. O cadastro no Site se dará mediante o preenchimento, nos campos próprios, de suas informações pessoais. Entre as informações pessoais, incluem-se, exemplificativamente, nome completo, razão social, documentos pessoais (RG, CNH, CPF e CNPJ), data de nascimento, informações de contato (ex.: número de telefone fixo, telefone celular, residência ou domicílio, endereço de e-mail, entre outros), fotos e perfis de mídias sociais.

  • O Usuário poderá optar por acessar o Catarse utilizando a rede social Facebook e efetuando posteriormente seu cadastro nos moldes do acima exposto. Neste caso, o Usuário autoriza o Catarse a utilizar suas informações de registro naquela rede social exclusivamente para completar seu cadastro no Site. O Catarse tem acesso apenas às informações públicas fornecidas pelo Facebook.

 Para efetuar o cadastro, os Usuários deverão escolher login e senha pessoais e intransferíveis. Com o cadastro completo, as informações pessoais dos Usuários ficarão armazenadas no banco de dados do Site, de acordo com as disposições constantes do presente Termo e da Política de Privacidade, com os quais os Usuários declaram, expressamente, estarem cientes e de acordo.

  • Ao finalizar o cadastro, o Usuário declara expressamente a veracidade de todas as informações prestadas, podendo ser responsabilizado civil e criminalmente, por falsidade ideológica, conforme art. 299 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (“Código Penal Brasileiro”).

 Cada Usuário poderá ter somente um login, através do qual terá acesso a sua Conta. Caso identifiquemos a existência de mais de um login para o mesmo Usuário, manteremos ativa a Conta mais antiga, excluindo a(s) outra(s), podendo perder o direito à transferência ou restituição das informações porventura existentes. 

O Catarse poderá negar ou cancelar a  Conta do Usuário, independentemente de qualquer aviso ou notificação prévia, caso alguma informação apresentada seja irregular, insuficiente ou falsa, ou, ainda, seja identificado qualquer indício de fraude ou irregularidade no cadastro ou na utilização do Site. 

O Usuário deverá manter a confidencialidade e o sigilo de seu login e senha de acesso, adotando as cautelas e diligências necessárias a impedir a sua utilização indevida por terceiros.

  • O Usuário deverá nos comunicar imediatamente, através do e-mail contato@catarse.me, eventual esquecimento, perda ou furto de sua senha de acesso, assim como qualquer risco de acesso a ela por terceiros.
  • O Usuário cujo login e/ou senha de acesso tenha sido perdido(a), furtado(a) e/ou roubado(a) permanece responsável pelas informações em seu nome no Site, por meio do cadastro, até o momento de recebimento da comunicação ora prevista pelo Catarse.
  • Uma vez recebido o e-mail do Usuário comunicando a perda, furto e/ou roubo, o Catarse procederá ao imediato bloqueio do Usuário no Site, após o qual contatará o Usuário para a recuperação de seu cadastro ou, alternativamente, conforme o caso, a realização de um novo cadastro.

O Usuário poderá, a qualquer tempo, inativar sua Conta no Catarse através de seu perfil no Site. A Conta será excluída, mas poderá ser recuperada a qualquer momento. Vale ressaltar, que apesar de inativada, as informações contidas na Conta permanecerão disponíveis ao Catarse e ao(s) Realizador(es) do(s) Projeto(s) apoiado(s) e/ou para os Apoiadores do(s) Projeto(s) realizado(s), para o cumprimento das finalidades relativas aos Projetos.

2. MODALIDADES DE PROJETOS

Antes de publicar ou apoiar um Projeto é fundamental que você entenda as diferenças entre as modalidades e como isso afeta a responsabilidade assumida, a transferência do dinheiro, a entrega das Recompensas, o prazo de captação e o reembolso de Apoiadores. Essa sessão é dedicada a esclarecer estes pontos. Ao final desta sessão, mostramos também uma tabela comparando as 3 modalidades.

O Catarse é uma plataforma online que se destina a aproximar Realizadores e Apoiadores com o objetivo de angariação coletiva de fundos (“crowdfunding”) para viabilizar Projetos. O Catarse permite que um Realizador apresente/crie um Projeto e angarie fundos de Apoiadores interessados em contribuir com a realização desse Projeto. Os Realizadores também poderão oferecer Recompensas aos Apoiadores, que serão definidas pelo próprio Realizador em cada um dos Projetos.

CATARSE TUDO OU NADA

O Projeto inscrito no Catarse Tudo ou Nada precisa atingir a Meta para ser financiado e assim, receber o valor arrecadado, com o desconto dos 13% de Taxa do Catarse. Caso o Projeto seja financiado, o Realizador tem a responsabilidade de executar a proposta e entregar as eventuais Recompensas. O Realizador deverá realizar o saque do valor em até 90 dias após a finalização do Projeto, sob o risco de cancelamento. Caso não seja financiado ou seja cancelado, os Apoiadores serão reembolsados pelo Catarse.

Prazo de Campanha:

O Projeto a ser publicado nesta modalidade deverá ter o prazo máximo de 60 (sessenta) dias e sua data de encerramento deve ser definida antes do início do recebimento de apoios. 

O financiamento do Projeto:

A  Meta que o Realizador deseja obter com o financiamento de seu Projeto, deverá ser definido de forma prévia. Quando esse Projeto alcançar ou superar o montante mínimo estipulado para sua viabilização, dentro do prazo estipulado previamente no Projeto, será considerado financiado. O valor total angariado através dos apoios de todos os Apoiadores do Projeto ficará disponível para ser resgatado pelo Realizador, descontada a Taxa do Catarse. 

O não-financiamento do Projeto:

O Projeto será considerado não financiado se não alcançar a Meta estipulada ou se for cancelado antes da transferência do dinheiro para o Realizador. 

Recompensas:

O Apoiador de um Projeto tudo ou nada poderá optar por receber uma Recompensa, desde que o Realizador tenha disponibilizado de forma clara essa possibilidade na página do Projeto. A Recompensa deverá ser entregue apenas no caso do Projeto ser financiado.

Direitos e responsabilidades do Realizador e Apoiador no Catarse Tudo ou Nada:

Os direitos e responsabilidades do Realizador e Apoiador estão previstos no item 3 deste Termo.

Taxas e Pagamentos no Catarse Tudo ou Nada:

Assim que o Projeto estiver encerrado, o Realizador terá disponível o valor arrecadado no Projeto, o qual deverá ser resgatado dentro de 90 (noventa) dias contados da data deencerramento do Projeto, descontando-se a Taxa do Catarse. 

Caso algum apoio tenha sido confirmado posteriormente ao repasse dos valores ao Realizador, o Catarse disponibilizará os valores relativos a esses apoios adicionais no Saldo do Realizador, o qual também deverá solicitar o saque desses respectivos valores no prazo de 90 (noventa) dias a contar da disponibilização destes novos valores em seu Saldo. O Realizador concorda que sobre esses novos valores incidirá a Taxa do Catarse. .

Caso o Realizador não solicite o resgate dentro do prazo acima mencionado, o Projeto poderá ser cancelado de forma definitiva e os valores reembolsados aos seus respectivos Apoiadores.

Reembolsos:

O Apoiador terá direito ao reembolso do valor referente ao apoio, caso o Projeto não for financiado, for cancelado ou a exclusivo critério do Catarse.

CATARSE FLEX

O Projeto inscrito no Catarse Flex não precisa atingir a Meta para ser considerado financiado. Caso ao final da Campanha, o Projeto tenha 1 ou mais apoios confirmados, o Realizador poderá receber o valor, com o desconto dos 13% da Taxa do Catarse. Nesse caso, ele terá a responsabilidade de executar o Projeto e entregar eventuais Recompensas. O Realizador deverá realizar o saque do valor em até 90 dias após a finalização do Projeto, sob o risco de cancelamento. No caso de um eventual cancelamento do Projeto, o Realizador não receberá o valor e os Apoiadores serão reembolsados.

Prazo de Campanha:

O Projeto a ser publicado nesta modalidade deverá ter o prazo máximo de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias e sua data de encerramento poderá ser definida antes ou após o início do recebimento de apoios.

O Projeto do Catarse Flex poderá ter seu prazo de finalização antecipado a pedido do Realizador ou pelo próprio Catarse, sem necessidade de aviso prévio, no caso do Projeto não receber nenhum apoio por mais de 4 (quatro) meses.

O financiamento do Projeto:

Nessa modalidade, para que o Projeto seja considerado financiado, basta que o Realizador tenha recebido 1 (um)  ou mais apoios confirmados. O Realizador estipula a Meta  que deseja coletar para a viabilização do Projeto, mas recebe tudo o que tiver conseguido arrecadar até o encerramento deste, descontadas a Taxa do Catarse, independentemente de ter alcançado o montante esperado ou não. 

O não-financiamento do Projeto:

O Projeto será considerado não financiado se finalizar sem apoios confirmados ou se for cancelado antes da transferência do dinheiro para o Realizador. 

Recompensas:

O Apoiador de um Projeto do Catarse Flex poderá optar por receber uma Recompensa, desde que o Realizador tenha disponibilizado de forma clara essa possibilidade na página do Projeto.

Direitos e responsabilidades do Realizador e Apoiador no Catarse Flex:

Os direitos e responsabilidades do Realizador e Apoiador estão previstos no item 3 deste Termo. 

Taxas e Pagamentos no Catarse Flex:

Assim que o Projeto estiver encerrado, o Realizador terá disponível o valor arrecadado no Projeto, o qual deverá ser resgatado dentro de 90 (noventa) dias contados da data do encerramento do Projeto, descontando-se a Taxa do Catarse. 

Caso algum apoio tenha sido confirmado posteriormente ao repasse dos valores ao Realizador, o Catarse disponibilizará os valores relativos a esses apoios adicionais no Saldo do Realizador, o qual deverá solicitar o saque desses respectivos valores no prazo de 90 (noventa) dias a contar da disponibilização destes novos valores em seu Saldo. O Realizador concorda que sobre esses novos valores incidirá a Taxa do Catarse. 

Caso o Realizador não solicite o resgate dentro do prazo acima mencionado, o Projeto poderá ser cancelado de forma definitiva e os valores reembolsados aos seus respectivos Apoiadores.

Reembolsos:

Qualquer apoio feito pelo Apoiador em um Projeto Flex não poderá ser reembolsado, exceto se o Projeto tiver sido cancelado, antes da transferência do dinheiro para o Realizador ou a exclusivo critério do Catarse. Todos os valores destinados à essa modalidade de Projeto, descontada a Taxa do Catarse, são disponibilizados ao Realizador após o encerramento do Projeto.

CATARSE ASSINATURAS

O Projeto inscrito no Catarse Assinaturas não precisa atingir a(s) Meta(s) Mensais para ser considerado financiado. Caso a Campanha tenha pelo menos 1 apoio mensal confirmado, o Realizador poderá solicitar o saque do(s) valore(s), que serão repassados já com o desconto dos 13% da Taxa do Catarse. Nesse caso, o Realizador terá a responsabilidade de executar o Projeto e entregar eventuais Recompensas. O saque pode acontecer até 1 vez por mês e deve acontecer pelo menos 1 vez a cada 90 dias, sob o risco de cancelamento. Caso haja o cancelamento do Projeto, os Apoios que não tiverem sido repassados, serão reembolsados aos respectivos Assinantes.

Prazo de Campanha:

O Catarse permite que o Realizador inscrito no Catarse Assinaturas apresente uma ideia de Projeto e angarie mensalmente fundos de Apoiadores interessados em contribuir com esse. O Projeto poderá ser publicado com prazo indeterminado, mas deverá ser estabelecida pelo menos uma Meta Mensal de arrecadação de recursos, sendo possível a criação de novas Metas Mensais ao longo da Campanha.

O Projeto do Catarse Assinaturas poderá ter seu prazo de finalização antecipado a pedido do Realizador ou pelo próprio Catarse, sem necessidade de aviso prévio, no caso do Projeto não receber nenhum apoio por mais de 4 (quatro) meses.

O financiamento do Projeto:

O Apoiador do Projeto, também chamado de Assinante, contribuirá de forma mensal. A cobrança do valor escolhido será efetuada de forma automática e, o Assinante poderá, após o primeiro apoio, alterar a forma de pagamento, o valor da contribuição mensal e a data de cobrança no meio de pagamento escolhido.

A transferência do dinheiro para o Realizador não dependerá do atingimento das Metas Mensais  estabelecidas. Portanto, o Realizador, poderá receber todo o montante mensal arrecadado, descontada a Taxa do Catarse, o qual ficará disponível em tempo real como Saldo em sua página de cadastro no Catarse e poderá ser transferido de acordo com as condições estabelecidas pelo Catarse.

O não-financiamento do Projeto:

O Projeto será considerado não financiado se não receber nenhum apoio ou se for cancelado antes da transferência do dinheiro para o Realizador.

Recompensas:

O Apoiador de um Projeto do Catarse Assinaturas poderá optar por receber uma Recompensa, desde que o Realizador tenha disponibilizado de forma clara essa possibilidade na página do Projeto. 

Direitos e Responsabilidades do Realizador no Catarse Assinaturas:

Além dos direitos e responsabilidades previstos no item 3 deste Termo, o Realizador do Catarse Assinaturas  também deverá:

  1. Estipular a(s) Meta(s) Mensais que deseja arrecadar mensalmente para o Projeto; e
  2. Solicitar, caso tenha Saldo a receber, o resgate dos valores arrecadados através da plataforma pelo menos uma vez a cada 90 (noventa) dias. Passado esse período, os valores em questão serão considerados renunciados e poderão ser utilizados pelo Catarse da forma que entender necessário ou adequado;

Direitos e Responsabilidades do Assinante no Catarse Assinaturas:

O Assinante possui como direitos e responsabilidades, além daquelas já estabelecidas neste Termo:

  1. Estipular o(s) valor(es) com que deseja contribuir, de forma mensal, para o(s) Projeto(s);
  2. Efetuar o pagamento mensal por meio de cartão de crédito ou boleto bancário. Caso em algum mês a cobrança não possa ser realizada através do cartão de crédito ou o boleto não seja pago até a data de vencimento, a assinatura ficará suspensa até que haja um novo pagamento, não acarretando ao Assinante nenhum tipo de penalidade monetária perante o Realizador e/ou o Catarse. Durante o período de suspensão, o Assinante deixará de ser contabilizado na página do Projeto e poderá perder o acesso e/ou direito às novidades quanto ao Projeto. Além disso, a suspensão poderá acarretar na perda do direito às Recompensas, a depender das condições informadas pelo Realizador.
  3. O Assinante poderá cancelar a assinatura a qualquer momento. A partir do cancelamento, o Assinante não receberá novas cobranças e não serão efetuados reembolsos de apoios já realizados. É importante ressaltar que ao cancelar a assinatura o Assinante poderá perder direito às Recompensas, a depender das condições informadas pelo Realizador.

Taxas e Pagamentos do Catarse Assinaturas:

Uma vez que o Realizador solicitar o saque, os valores arrecadados para esse Projeto serão transferidos pelo Catarse para uma conta de titularidade do Realizador, conforme informado pelo Realizador, descontando-se deste valor mensal a Taxa do Catarse.

O valor será disponibilizado para saque em tempo real e o Realizador poderá realizar o saque do valor no máximo 1 (uma) vez por mês e no mínimo 1 (uma) vez a cada 3 (três) meses. Vale lembrar que se nenhum saque for realizado no período de 90 (noventa) dias, os valores em questão serão considerados renunciados e poderão ser utilizados pelo Catarse da forma que entender necessário ou adequado.

Reembolsos:

Uma vez que o Projeto  for cancelado, o Assinante terá direito ao reembolso do valor referente ao apoio, caso este ainda não tenha sido repassado ao Realizador.

Abaixo, mostramos uma tabela comparativa, com o resumo das principais características das modalidades.

3. DIREITOS E RESPONSABILIDADES

DO REALIZADOR

Ao iniciar uma Campanha, o Realizador garante a licitude do Projeto em relação às leis brasileiras, a estes Termos e às Diretrizes. Além disso, o Realizador assume toda e qualquer responsabilidade em relação ao conteúdo apresentado, à execução proposta, à oferta e entrega de Recompensas, à comunicação com Apoiadores e ao ressarcimento de eventuais danos causados. O Realizador autoriza o Catarse a gerir o dinheiro levantado e emitir recibos aos Apoiadores.

Sobre o Projeto 

O Realizador é quem escolhe a modalidade do Projeto que pretende criar, dentro das opções ofertadas pelo Catarse. Quando da criação, o Realizador deve descrever o Projeto que pretende desenvolver com o máximo de detalhes, podendo utilizar todos os meios disponíveis em nossa plataforma para tanto, quais sejam: vídeos, textos, imagens, entre outros. 

Todo Projeto criado pelo Realizador deve ser lícito, e de acordo com as leis brasileiras e deve respeitar estes Termos e as Diretrizes. Além disso, assume a responsabilidade pela veracidade e possíveis consequências de todo o conteúdo gerado por ele no Site ou pela sua interação com os Apoiadores fora e dentro do Catarse. 

Sobre a oferta de Recompensas 

Caso queira, o Realizador poderá estabelecer a entrega de Recompensas aos Apoiadores pelas contribuições recebidas em seu Projeto. Para tanto, o Realizador deverá deixar claro quais são as condições para obtenção das Recompensas, bem como prazo, forma de recebimento e número de Apoiadores que poderão se beneficiar dessas Recompensas.

Ao estabelecer Recompensas no Projeto, o Realizador assume as obrigações previstas no artigo 854 e seguintes do Código Civil Brasileiro, tornando-se diretamente responsável pelo cumprimento de sua promessa perante os Apoiadores que preencherem as condições estipuladas, sem qualquer responsabilidade, direta ou indireta, por parte do Catarse.

Sobre a comunicação com os Apoiadores 

O Realizador deverá indicar os meios através dos quais os Apoiadores poderão acompanhar o desenvolvimento do Projeto. Os mesmos canais indicados deverão servir para eventuais reclamações dos Apoiadores sobre Recompensas prometidas e não cumpridas nos prazos e condições previamente estipulados. Vale ressaltar que o Realizador deve sempre agir de maneira honesta e clara com seus Apoiadores e trabalhar para atingir seus objetivos de entrega e cumprimento de promessas. No caso de eventuais atrasos, mudanças ou até o cancelamento do Projeto, o Realizador deverá manter uma comunicação efetiva com os seus Apoiadores.

Sobre gestão e transferência do dinheiro 

Ao publicar um Projeto, o Realizador autoriza imediatamente o Catarse: (i) o gerenciamento dos valores dos apoios; (ii) bem como a emissão em seu nome de recibos aos Apoiadores, os quais devem conter a indicação do Projeto apoiado, Recompensa escolhida, data de pagamento, valor do apoio e dados pessoais do Realizador e do Apoiador.

Para a transferência dos recursos captados no caso de Projeto financiado, o Realizador deverá fornecer seus dados bancários no momento de solicitação do saque. Os dados bancários deverão ser pertencentes à mesma pessoa física ou jurídica registrada na Conta responsável pelo Projeto. O Catarse fará o repasse do dinheiro presente no Saldo, descontadas as taxas já acordadas.

  • Caso o Realizador que seja pessoa física queira alterar as informações de recebimento dos recursos destinando-os a uma pessoa jurídica, ou caso seja uma pessoa jurídica e queira alterar os dados para pessoa física, deverá notificar o Catarse para que este avalie a possibilidade e tome as medidas cabíveis de substituição da informações pertinentes.

Importante: É de responsabilidade única e exclusiva dos Realizadores o resultado do Projeto proposto, a entrega das eventuais Recompensas prometidas e o ressarcimento por eventual dano experimentado pelos Apoiadores, oriundo de ação ou omissão dos Realizadores. 

O Realizador assume integral e exclusiva responsabilidade de reembolsar o Catarse de todos os gastos despendidos em consequência de disputas de qualquer natureza, que sejam relacionadas ao seu Projeto.

DO APOIADOR

Ao apoiar uma Campanha, o Apoiador afirma estar ciente de que, por se tratar de algo novo, o Projeto e/ou Recompensas escolhidas poderão sofrer imprevistos e atrasos. Uma vez que o Catarse não verifica a viabilidade dos Projetos, é de única e exclusiva responsabilidade do Apoiador decidir apoiar ou não um Projeto e do Realizador de cumprir com as promessas apresentadas. O Catarse é responsável por gerir os valores apoiados e o Apoiador deverá manter seus dados cadastrais atualizados. Caso tenha reembolsos a receber, o Apoiador se compromete a solicitar o saque em até 90 dias, sob o risco de perder o direito de receber o(s) valor(es).

Sobre o apoio: 

O Apoiador poderá escolher livremente qual Projeto deseja apoiar dentro daqueles divulgados e em andamento no Site, bem como qual a quantia que deseja contribuir para determinado Projeto, de acordo com os valores estabelecidos pelos Realizadores. Vale ressaltar, que ao fazer um apoio, o Apoiador está ciente de que está financiando um Projeto novo, que pode sofrer alterações, atrasos ou até mesmo imprevistos que inviabilizem a própria execução do que foi previsto durante a Campanha ou mesmo a entrega das Recompensas. 

Sobre as Recompensas: 

Se o Projeto que pretende apoiar oferece Recompensas, o Apoiador poderá ou não selecionar qual delas é de seu interesse, de acordo com os termos e condições estabelecidas pelo próprio Realizador.

Ao cumprir as condições estipuladas para o recebimento das Recompensas prometidos pelo Realizador, o Apoiador adquire os direitos previstos no artigo 855 e seguintes do Código Civil Brasileiro, devendo exigir diretamente do Realizador, dependendo do caso, o cumprimento de sua promessa, estando ciente de que não há qualquer responsabilidade, direta ou indireta, por parte do Catarse sobre esse assunto

Sobre os dados cadastrais:

Ao decidir apoiar determinado Projeto, destinando recursos para o mesmo, o Apoiador assume a responsabilidade de manter seu cadastro e dados pessoais sempre atualizados. Ainda, aceita responder questões complementares enviadas pelo Realizador, através do e-mail cadastrado no Catarse, que sejam necessárias para o recebimento da Recompensa escolhida.

Sobre a gestão do valor do apoio:

Ao apoiar um Projeto, o Apoiador outorga mandato específico ao Catarse autorizando expressamente: (i) o gerenciamento dos valores dos apoios durante o período em que os Projetos permanecerem em aberto e até que seja feita a transferência para o Realizador; (ii) os reembolsos aos Apoiadores; ou (ii) a cessão de crédito dos valores pelo Realizador ou pelos Apoiadores ao Catarse, conforme o caso, após 90 (noventa) dias sem ter ocorrido o respectivo resgate.

Sobre as informações dos Projetos apoiados:

O Apoiador é o único responsável pelo acompanhamento do desenvolvimento do Projeto, por meio de informações prestadas diretamente pelo Realizador e, subsidiariamente, pelo Catarse, estando ciente e de acordo que o Catarse não tem qualquer obrigação de monitorar o Projeto e tampouco qualquer responsabilidade, direta ou indireta, sobre as informações prestadas pelo Realizador, seja em relação à veracidade e/ou tempestividade das mesmas, seja em relação ao desenvolvimento do Projeto, a incentivos e/ou Recompensas ou com relação a qualquer outro tipo de dado vinculado ao Projeto e seu desenvolvimento.

Uma vez solicitado pelo Apoiador, o Catarse dedicará seus melhores esforços para manter o Apoiador informado acerca do sucesso ou insucesso do Projeto por ele apoiado.  Tal esforço, contudo, não representa qualquer responsabilidade por parte do Catarse, com o que expressamente concorda o Apoiador.

Sobre reembolsos:

Uma vez que o Projeto não seja financiado ou seja cancelado, o reembolso será realizado diretamente na fatura do cartão de crédito utilizado para o Apoio. Caso o reembolso por esse meio falhe, por motivos alheios a vontade do Catarse, o valor disponível será transferido para o Saldo da Conta do Apoiador dentro do Site e este deverá solicitar seu saque. 

Se o pagamento tiver sido feito através de boleto bancário, o reembolso será disponibilizado no Saldo da Conta do Apoiador, que deverá fornecer uma conta bancária de sua própria titularidade para depósito e solicitar o saque dos valores.

Independentemente da forma de pagamento realizado, o saque dos valores que ficarem disponíveis no Saldo, deverão ser solicitados dentro do prazo máximo de 90 (noventa) dias. Caso o Apoiador não se manifeste dentro desse período, considerar-se-á efetivada uma cessão de crédito irrevogável e irretratável do Apoiador ao Catarse, que fica expressamente autorizado a dar a destinação que melhor lhe aprouver aos valores mantidos no Site, momento a partir do qual o Apoiador perderá a possibilidade de reclamar tais quantias a qualquer título e a qualquer tempo.

DO CATARSE 

O Catarse é o responsável pelo bom funcionamento do Site, mas não é responsável pelo conteúdo, execução ou entrega de Recompensas dos Projetos. O Catarse poderá pedir validações de informações aos Usuários, assim como poderá remover conteúdo de suas Contas e Projetos.

O Catarse tem por objetivo prestar serviços através da sua plataforma online para que Apoiadores possam apoiar Projetos de Realizadores. A utilização do Catarse não gera relação de trabalho, vínculo empregatício, associação nem sociedade entre quaisquer Usuários e o Catarse, nem tampouco representa transação comercial ou venda de produtos ou serviços. 

O Catarse é responsável pelo bom funcionamento do seu website, porém não garante que os Projetos serão executados, nem que as Recompensas oferecidas pelos Realizadores serão honradas.

O Catarse também se reserva o direito de remover ou não veicular, integral ou parcialmente, qualquer conteúdo do Usuário, a seu exclusivo critério, especialmente se suspeitar ou tiver indícios de que o Usuário tenha violado este Termo, as Diretrizes ou direitos de terceiros.

O Catarse poderá, a seu exclusivo critério, pedir a validação e comprovação de quaisquer dados apresentados caso entenda ser algo necessário para manter a segurança das interações na plataforma. 

O Catarse poderá compartilhar os dados pessoais dos Apoiadores e Realizadores de acordo com os termos e condições estabelecidos em nossa Política de Privacidade e, cada um deles, assume a responsabilidade pelos dados recebidos.

4. REGRAS DE CONDUTA

Neste ítem 4 e no ítem 5 listamos regras básicas do que não pode ser feito dentro do Catarse, sob o risco de bloqueio do Usuário, cancelamento de apoios,  Projetos e ressarcimento de danos.

Os Usuários se comprometem a não utilizar o Catarse para a publicação ou divulgação de conteúdo: 

  • que tenha caráter discriminatório, obsceno, ofensivo, ameaçador, abusivo, vexatório, prejudicial, ou que contenha expressões de ódio contra pessoas ou grupos, contenha insultos ou ameaças religiosas ou raciais, ou que incentive danos morais e patrimoniais, ou que possa violar qualquer direito de terceiros;
  • protegido por direitos autorais ou que, por qualquer razão, viole direitos de terceiros;
  • difamatório, calunioso ou que seja contrário à honra, à intimidade pessoal e familiar ou à imagem das pessoas (inclusive de pessoas jurídicas, entidades e organizações e ela equiparadas); e
  • que incite a violência, a criminalidade ou qualquer outro tipo de ofensa.

Além disso, ficam expressamente proibidas as seguintes ações:

  • declarar ou representar falsamente sua afiliação a qualquer pessoa ou declarar ou fazer crer que nós endossamos as declarações feitas pelos Usuários;
  • usar a marca do Catarse para publicidade ou credibilidade de Projetos sem nossa expressa autorização; 
  • usar o Catarse para publicar ou transmitir vírus, worm, Cavalo de Tróia, easter eggtime bombspyware ou outro código, arquivo ou programa de computador malicioso que seja prejudicial ou invasivo, ou cuja intenção seja danificar, tomar controle da operação ou monitorar o uso de qualquer hardwaresoftware ou equipamento, seja nosso, dos Usuários, ou de terceiros, relacionados ou não com o Catarse;
  • usar o Catarse para encaminhar mensagens não solicitadas e/ou não autorizadas (“Spam”) aos demais Usuários e/ou a terceiros; 
  • usar o Catarse para violar quaisquer direitos legais de terceiros, ou para obter ou coletar informações de identificação de Usuários do Catarse; e
  • utilizar qualquer forma que possa ser considerada fraudulenta para obter vantagem, para si ou para outrem.

O Catarse poderá a seu exclusivo critério, em caso de suspeita de fraude na utilização do Site, interromper e/ou excluir o acesso do Usuário responsável, cancelar apoios e Projetos temporária ou permanentemente.

5. VIOLAÇÃO DOS SISTEMAS OU DA BASE DE DADOS

Os Usuários não poderão utilizar nenhum dispositivo de hardwaresoftware, ou outro recurso que venha a interferir nos sistemas do Catarse ou em suas bases de dados.

Se for detectado qualquer tipo de fraude, artifício ou outra forma de burla na utilização do Catarse, nós poderemos interromper o acesso, temporária ou definitivamente, cancelar apoios ou Projetos publicados e excluir o cadastro do Usuário responsável ou de qualquer forma envolvido.

Qualquer invasão, tentativa ou atividade que viole ou contrarie as proibições ora estipuladas tornarão o responsável passível das ações legais pertinentes, bem como das sanções aqui previstas, sendo ainda responsável pelas indenizações e reparações por eventuais danos causados.

6. ASPECTOS FINANCEIROS

Os valores destinados ao apoio de Projetos serão realizados através de cartão de crédito ou boleto bancário. O Usuário é responsável pelo pagamento das taxas e tributos, caso aplicável. O Realizador é o responsável pelo ressarcimento de eventuais contestações ou cancelamento de apoios.

O Apoiador e o Realizador estão plenamente cientes e concordam que todos os valores destinados ao apoio de Projetos serão arrecadados exclusivamente por meio de cartão de crédito ou boleto bancário, sendo estes depositados em conta de titularidade do Catarse.

Salvo disposição em contrário, todas as taxas são cotadas em Reais (R$).

No período em que os valores arrecadados permanecerem sob a gestão do Catarse, eventuais rendimentos de aplicações financeiras poderão ser incorporados por este. 

A data de disponibilização dos valores arrecadados poderá variar de acordo com a forma e o meio com que os apoios tenham sido efetuados.

O Usuário é o responsável pelo pagamento de todas as taxas e os tributos associados ao uso do Catarse, incluindo, mas não se limitando, à Taxa do Catarse, assim como quaisquer tributos que incidam ou venham a incidir sobre o Projeto ou sobre a relação entre o Apoiador e o Realizador.

Tendo em vista que os serviços bancários, de cartões de crédito e os intermediários financeiros são independentes do Catarse, estes possuem exclusiva responsabilidade pelos pagamentos processados e respondem pelas falhas na utilização de seus meios de pagamento. 

Caso haja o cancelamento ou a contestação de pagamento de algum dos apoios feitos no Projeto, o Catarse fica autorizado a deduzir, a qualquer tempo, o valor do apoio cancelado ou contestado, da arrecadação total da Campanha e/ou do Saldo do Realizador. 

Na eventualidade de o Realizador já ter sacado o montante total arrecadado no Projeto e não ter Saldo suficiente para cobrir o valor do apoio cancelado ou contestado, o Realizador será responsável por providenciar o ressarcimento do respectivo valor ao Catarse.

7. DIREITOS SOBRE O CONTEÚDO E DE PROPRIEDADE INTELECTUAL

Todos os Projetos inscritos no Catarse deverão respeitar os direitos de propriedade intelectual de terceiros, de acordo com a legislação brasileira.

Nós respeitamos os direitos de propriedade intelectual de terceiros e pedimos que os Usuários façam o mesmo.Todas as marcas, nomes comerciais e sinais distintivos de qualquer espécie presentes no Catarse (www.catarse.me), incluindo a própria marca e designação, são pertencentes a seus respectivos titulares de direito. Para a utilização de quaisquer destes direitos é necessária a autorização expressa dos seus titulares e o uso indevido destes será devidamente punido por vias judiciais.

Os Realizadores declaram que os Projetos são de sua exclusiva criação, não constituindo violação de direitos autorais, marcas, segredos, direitos de personalidade, incluindo, mas não se limitando, a honra, intimidade, vida privada e a imagem de pessoas, direitos patrimoniais e quaisquer outros direitos de terceiros, gozando assim de toda a proteção do sistema jurídico brasileiro, notadamente da Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610/98) e da Lei de Propriedade Industrial (Lei nº 9.279/96). Entretanto, os Realizadores estão cientes de que, ao utilizar o Catarse, estão tentando angariar fundos para seu Projeto publicamente e, com isso, assumem o risco de que sua ideia seja copiada e desenvolvida por terceiros. O Catarse não pode impedir que isso ocorra, nem tem responsabilidade sobre essa situação, que foge completamente de seu controle. 

O Realizador autoriza o Catarse a utilizar vídeos, textos e conteúdo inserido na página do respectivo Projeto para fins não comerciais, tais como: materiais de divulgação do Site, peças gráficas, publicações e vídeos do Catarse, inscrições em editais públicos ou privados, concursos, prêmios e afins. O Catarse não está autorizado a fazer uso comercial deste material, ou expor o Realizador e/ou os Projetos a situações inapropriadas ou pejorativas.

O Catarse reserva-se o direito de acessar, ler, preservar e divulgar quaisquer informações necessárias para cumprir este Termo, obedecer às disposições legais ou atender a decisões judiciais, com o que desde já concordam os Usuários, autorizando expressamente o Catarse a fazê-los para os fins e nas circunstâncias aqui descrita.

8. PRESERVAÇÃO E REMOÇÃO DE CONTEÚDO

Todos os usuários poderão realizar denúncias sobre os Projetos para o Catarse. O Catarse poderá excluir informações ilícitas (ou potencialmente ilícitas) ou rascunhos de Projetos considerados inativos.

O Catarse reserva-se ao direito, a seu exclusivo critério e uma vez notificado a respeito, de excluir: 

  1. informações de Projetos ilícitas ou potencialmente ilícitas;
  2. conteúdos gerados em seu Site que divulguem, sem autorização de seus participantes, imagens, vídeos ou outros materiais contendo cenas de nudez ou de atos sexuais de caráter privado;e
  3. rascunhos de Projetos criados há mais de 6 (seis) meses e não publicados ou que não tenham atividade por mais de 3 (três) meses.

Caso o Usuário entenda que algum Projeto em andamento no Site esteja violando quaisquer direitos de terceiros assegurados pela legislação brasileira, pelas Diretrizes, por esses Termos ou pela Política de Privacidade, poderá realizar uma denúncia para o Catarse. Para isso, basta acionar o canal de denúncias, localizado ao final da página de cada Projeto.

9. RESOLUÇÃO DE DISPUTAS

O Catarse não realiza curadoria dos Projetos, dessa forma, qualquer Usuário que se sinta lesado ou observe algum tipo de infração dentro de qualquer Projeto poderá realizar uma denúncia. Caso uma denúncia resulte em uma disputa entre as partes, o Catarse disponibiliza os mecanismos descritos abaixo.

Com o objetivo de minimizar conflitos entre o Apoiador e o Realizador, assim como oferecer uma melhor experiência aos usuários do Site, o Catarse criou mecanismos para que os seus Usuários possam, caso se sintam lesados, realizar denúncias e buscar resolver eventuais disputas, conforme as dispostas em nossas Diretrizes.

Considerando que o Catarse não possui curadoria prévia e nem responsabilidade pelos conteúdos gerados em seu Site, todas as resoluções de disputas aqui mencionadas serão iniciadas após denúncia feita pelos Usuários. 

Os Realizadores poderão ter seu Projeto cancelado em todos os casos aqui instaurados. 

Falha e/ou atraso na entrega das Recompensas:

Caso haja um atraso na entrega das Recompensas, o Apoiador poderá entrar em contato diretamente com o Realizador, por meio do botão Contato, disponível na página do Projeto que apoiou, para se informar sobre quais problemas o Realizador está enfrentando para entregar as Recompensas.

Se o Apoiador não tiver suas expectativas atendidas, poderá acionar o Catarse para que este faça uma nova tentativa de contato, segundo o que está disposto nos Mecanismos de Denúncias e Resoluções de Disputas. Caso o Apoiador ainda não consiga uma resposta satisfatória do Realizador, o Catarse considerará que foi instaurada uma disputa cuja decisão está além das suas prerrogativas, podendo o Apoiador recorrer aos sistemas extrajudiciais de Conciliação e Mediação ou ao Poder Judiciário para resolver a questão diretamente com o Realizador.

Violação a direitos de Propriedade Intelectual:

Caso alguém entenda que um Projeto inserido no Catarse viola algum de seus direitos de propriedade intelectual, quais sejam: (i) marcas; (ii) patentes; (iii) modelo industrial; (iv) desenho industrial; (v) direitos autorais; e (vi) direitos de software, poderá notificar o Catarse, preenchendo o Formulário de Denúncia disponibilizado na página do Projeto, bem como enviando à equipe do Catarse, a comprovação de ser o titular do direito violado ou seu representante legal, por meio de documentos juridicamente adequados para comprovar sua titularidade sobre o direito alegadamente violado. 

Caso a violação alegada não seja constatada, o Catarse não estará obrigado a providenciar a remoção do conteúdo, e as partes serão informadas de que foi instaurada uma disputa cuja decisão está além das prerrogativas do Catarse e que a remoção do conteúdo só será realizada mediante decisão judicial nesse sentido. 

Notificar o Site a respeito de uma violação de direitos é um assunto sério com consequências jurídicas. Em caso de dúvida sobre a infração recomenda-se buscar orientação jurídica. Antes de enviar uma denúncia, o Usuário deve sempre lembrar que existem exceções e limitações aos direitos de cada um. O envio de denúncias enganosas sobre infrações pode ser punível por lei.

Outras Disputas:

Caso alguém entenda que algum Projeto viole seus direitos de personalidade, tais como, a honra, a imagem, a voz, o nome, a intimidade, ou ainda que implique qualquer forma de discriminação (seja em virtude de raça, cor, sexo, religião ou outras), poderá enviar uma reclamação ao Catarse preenchendo o Formulário de Denúncia disponibilizado na página do Projeto.

A licitude da violação será analisada, podendo o Projeto ser cancelado do Site.

Quaisquer outras disputas instauradas através da relação entre Realizador e Apoiador deverão seguir as regras estabelecidas nos Mecanismos de Denúncias e Resoluções de Disputas implementado pelo Catarse.

10. EXCLUSÃO DE GARANTIAS E DE RESPONSABILIDADES

 Uma vez que o Catarse não faz curadoria ou monitoramento dos Projetos, não é responsável direta ou indiretamente pelo conteúdo divulgado, pela execução do Projeto ou entrega das Recompensas.

Quando o Realizador publica um Projeto no Catarse, ele está propondo a outras pessoas que celebrarem um contrato com ele. Qualquer pessoa que apoiar o Projeto está aceitando a proposta do Realizador e celebrando este contrato, que é formado exclusiva e inteiramente entre o Realizador e o Apoiador, portanto, não fazendo parte deste o Catarse.

Considerando que o Catarse não é criador do conteúdo produzido e publicado pelos Usuários e que não há controle editorial prévio, o Catarse, nos termos da legislação aplicável, não é responsável pelo que é divulgado na plataforma. 

O Catarse não possui qualquer obrigação de monitorar o Projeto e tampouco qualquer responsabilidade, direta ou indireta, sobre as informações prestadas pelo Realizador.

Além disso, em caso de eventuais disputas instauradas entre o Realizador e o Apoiador, o Catarse não é responsável por mediá-las ou resolvê-las, como pode ser visto em nossos Mecanismos de Denúncias e Resoluções de Disputas.

O Catarse poderá entregar os dados pessoais dos Realizadores que estiverem disponíveis nos seus servidores, aos Apoiadores, em caso de violação do presente Termo, falha no cumprimento do Projeto, atraso na entrega das Recompensas ou denúncias reiteradas, de acordo com os parâmetros estabelecidos em sua Política de Privacidade e em seus Mecanismos de Denúncias e Resoluções de Disputas.

O Catarse se isenta de quaisquer responsabilidades quanto aos dados pessoais fornecidos pelos Usuários caso estes não sejam suficientes para possibilitar a comunicação ou avisos de qualquer natureza entre Realizador, Apoiador e Catarse.

11. VALIDADE DESTE TERMO

Caso seja constatada a violação deste Termo, da Política de Privacidade, das Diretrizes, do Marco Civil da Internet ou de qualquer outra legislação aplicável ou, ainda, por exigência de ordem judicial, o Catarse poderá encerrar a relação existente, incluindo o bloqueio de Conta, cancelamento de apoios ou cancelamento de Projetos.

Nós poderemos encerrar a relação existente com os Usuários, incluindo o cancelamento de apoios e o cancelamento de Projetos, a qualquer tempo, em qualquer uma das seguintes hipóteses: 

  1. se os Usuários violarem qualquer disposição deste Termo, das Diretrizes  e da Política de Privacidade;
  2. pela violação de dispositivos do Marco Civil da Internet; e
  3. se assim nos for exigido por lei ou ordem judicial.

Se o Catarse for encerrado, todos os direitos, obrigações e responsabilidades que o Usuário tenha assumido enquanto da vigência deste Termo, ou que expressamente deva continuar em vigor, não serão afetados por essa resolução e continuarão a ser aplicáveis indefinidamente. 

No caso de encerramento das atividades do Catarse, total ou parcialmente, nós não estaremos obrigados a manter, fornecer, devolver ou ressarcir qualquer espécie de conteúdo, dados ou informações repassadas pelos Usuários para participar do Catarse.

12. MUDANÇAS NOS TERMOS DE USO

Nós o notificaremos sobre eventuais alterações materiais neste Termo de Uso através do endereço eletrônico fornecido por você ou por meio de postagem chamativa em nosso Site e redes sociais. O uso do Site seguindo estas alterações implica na aceitação do Termo de Uso revisado.

13. POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Nós reconhecemos, nos termos da Política de Privacidade e da legislação aplicável, a confidencialidade e segurança das informações prestadas pelos Usuários, empenhando-se em resguardar o seu sigilo, salvo por força de lei ou ordem judicial.

14. FORO E LEGISLAÇÃO

Esse Termo de Uso será regido, interpretado e executado de acordo com as leis da República Federativa do Brasil, sendo competente o Foro da comarca da cidade de São Paulo, no Estado de São Paulo para dirimir quaisquer questões oriundas do Site do Catarse, com renúncia expressa a qualquer outro, por mais privilegiado que seja ou venha a ser.

Para maiores esclarecimentos acesse a Central de Suporte, nosso Site (www.catarse.me) ou entre em contato através do email: contato@catarse.me

Este Termo de Uso foi modificado pela última vez em 22 de Março de 2018.